Criar uma Loja Virtual Grátis




ONLINE
2


Partilhe esta Página

                



Total de visitas: 11886
Contabilidade Geral
Contabilidade Geral

O post atual tem como objetivo dar suporte àquelas pessoas que ainda não se decidiram sobre fazer, ou não, o curso de Ciências Contábeis. Serão abordados aqui, alguns conceitos de contabilidade básica, também chamada de Contabilidade Geral. Por meio dos conceitos, será possível ter uma breve noção do que será estudado ao longo dos quatro anos da faculdade de Ciências Contábeis, haja vista que todos os itens abaixo serão vistos e revistos durante praticamente todo o curso, alcançando mais profundidade nestes temas geralmente nas cadeiras dos dois últimos anos.

Vale lembrar que os presentes conceitos também são válidos para aqueles indivíduos que já encontram-se matriculados no curso de Ciências Contábeis ou Técnico em Contabilidade e que, por um motivo ou outro, não conseguiram absorver com eficácia a matéria estudada em sala de aula.

O que será visto a seguir, nada mais é, do que o estudo das partes que compõem um balanço patrimonial. Caso aprove o conteúdo aqui postado, não deixe de dar a sua opinião a respeito! O siteCiências Contábeis valoriza e apóia a interação dos indivíduos com interesse no meio contábil!

E uma última ressalva para os indecisos em cursar Ciências Contábeis que sei, não são poucos os que procuram informações neste portal, também não deixe de ler o texto Contabilidade é para Você?,certamente irá contribuir bastante no momento da tomada de decisão.

 

 

Equação Contábil, a equação básica da Contabilidade Geral:

 

Ativo = Passivo + Patrimônio liquido

 

Patrimônio liquido = Ativo – Passivo

 

ATIVOS: São recursos postos à disposição da entidade capazes de gerar fluxo de caixa imediatamente ou no futuro, de forma direta ou indireta.

ATIVO: Conjunto de bens e direitos (parte positiva).

PASSIVO: São obrigações presentes, decorrentes de eventos passados, que se espera que resultem em saídas de caixa no futuro.

PASSIVO: Conjunto de obrigações (parte negativa).

 

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: diferença entre o Ativo e o Passivo. Representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas.

É a parte do Patrimônio que vai medir ou avaliar a situação ou  condição da entidade; é chamado, também, de Passivo não exigível ou Situação Líquida.

 

Agora vamos às contas do ATIVO, lembrando que as contas do ATIVO são expostas no balanço patrimonial em ordem decrescente de liquidez, nos grupos abaixo. O Ativo é composto pelo ATIVO CIRCULANTE e também peloATIVO NÃO CIRCULANTE.

 

ATIVO CIRCULANTE

O conceito de “circulante” esta ligado ao prazo de giro das atividades operacionais da empresa, ou seja, as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequentes e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Segue abaixo o que faz parte desta conta:

 

Caixa:

Corresponde a dinheiro, cheques recebidos e ainda não depositados, pagáveis imediatamente.

 

São dois os tipos mais comuns de controle da conta caixa:

-Fundo fixo

-Caixa flutuante

 

*Fundo fixo: pequenas quantias de numerários($)

*Caixa Flutuante: entradas e saídas de numerário($) são, respectivamente, debitados ou creditados à conta caixa.

 

Bancos:

Registra valores que podem ser movimentados a qualquer momento.

 

Investimentos Temporários:

Correspondem à aplicações que podem ser depósitos de prazo fixo, certificados de depósito bancário, fundos de investimentos, ouro, ações, etc.

 

Contas a Receber:

Correspondem a valores a receber decorrentes de vendas a prazo e/ou serviços e, ainda, outras transações diferentes do objetivo principal da empresa, que não sejam anormal a suas atividades.

 

As contas mais usuais desse grupos são: duplicatas a receber, notas promissórias e cheques pré datados e provisão para créditos de liquidação duvidosos.

 

Estoques:

São bens comprados ou elaborados pela empresa para comercialização ou aplicação na própria atividade.

 

Despesas Antecipadas:

São pagamentos antecipados de despesas cujos benefícios serão usufruídos pela empresa no exercício seguinte, ou seja, que não foram incorridos.

 

ATIVO NÃO CIRCULANTE

Como o próprio nome desse grupo de contas sugere, diz respeito aos ativos que a empresa possui e realizará a longo prazo ou não tem intenção de se desfazer, correspondendo:

- Participação em outras empresa (investimentos);

- Bens necessários a sua operação (imobilizados);

- Gastos que beneficiarão os resultados futuros.

 

Ativo realizável a longo prazo:

Contempla os direitos realizáveis após o termino do exercício seguinte, assim como outros não relacionados às atividades fim da entidade, tais como derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas por diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia.

 

Investimentos:

Correspondem a participações permanentes em outras saciedades e aos direitos de qualquer natureza, não classificáveis como ativos circulante, que não destinem à manutenção da atividade da empresa.

 

Ativo Imobilizado:

Os bens do Ativo Imobilizado passaram a  ser classificados como corpóreos e incorpóreos.

 

Bens Corpóreos: são aqueles destinados a manutenção das atividades da empresa. Ex. terrenos, maquinas, instalações,  equipamentos… Etc.

 

Depreciação:

Corresponde ao reconhecimento contábil do desgaste sofrido por um bem ao longo de sua vida útil econômica.

 

PASSIVOO Passivo, como já foi visto, são as obrigações e é dividido em PASSIVO EXIGÍVEL DE CURTO PRAZO (Passivo Circulante) e PASSIVO EXIGÍVEL DE LONGO PRAZO (Passivo Não Circulante). As contas do Passivo são expostas no balanço patrimonial em ordem decrescente de exigibilidade (obrigações de pagar a dívida.)

 

PASSIVO CIRCULANTE

Corresponde as obrigações da empresa que deverão ser pagas até o fim do exercício seguinte. O grupo de contas classificadas no Passivo Circulante são: empréstimos, e financiamentos, obrigações fiscais, fornecedores, outras obrigações e provisões.

 

Empréstimos e financiamentos:

São recursos obtidos de terceiros, normalmente instituições financeiras, para serem pagos num prazo pré estipulado acrescido de juros.

 

Fornecedores:

São obrigações contratadas com terceiros pelo fornecimento  de bens ou serviços.

 

Obrigações Fiscais:

Contas que registram as obrigações da empresa para com o governo.

Ex. ICMS, IPI, PIS, Cofins, IR, …. etc

 

Outras Obrigações:

Correspondem a obrigação com empregados, encargos sociais e outras não indicadas nos grupos apresentados anteriormente.

Ex. Salários, encargos sociais a pagar, FGTS a pagar,… Etc.

 

Provisões:

São passivos sobre os quais há incerteza quanto o valor ou a data de pagamento.

Ex. 13º salário, contingências fiscais ou trabalhistas,…etc.

 

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

 

No passivo não circulante são contabilizadas as obrigações da instituição que deverão ser liquidadas após o exercício social seguinte.

 

Quanto as contas que compõem o passivo não circulante, basicamente são as mesmas que integram o passivo circulante.

 

PATRIMÔNIO LIQUIDO

Corresponde aritmeticamente, à diferença entre o ATIVO e o PASSIVO exigível. É composto de :

 

Capital Social:

Valores recebidos ou gerados pela empresa, formalmente incorporados ao capital, mediante decisão da assembléia de acionistas.

 

Reserva de Capital:

As mais usuais são:

- Emissão de ações;
- Alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição
- Absorves prejuízos que ultrapassem os lucros acumulados e as reservas de lucros;
- Resgate, reembolso ou compra de ações;
-  Incorporação ao capital social;
- Pagamento de dividendos a ações preferenciais.

 

Ajuste de Avaliação Patrimonial:

Nessa conta  são registradas as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valores atribuídos a elementos do ativo em decorrência de sua avaliação a  valor justo, enquanto não forem computados no resultado do exercício.

 

Em outras palavras, o seu objetivo é registrar valores que ainda não transitam pelo resultado do exercício, fato que ocorrerá no futuro,

 

Reserva de Lucros:

São reservas constituídas com a retenção e apropriação dos lucros da entidade.

 

Prejuízos Acumulados:

Somatório dos prejuízos acumulados pela entidade.

 

Ações de Tesouraria:

São ações da própria empresa retiradas do mercado

 

Já sabe tudo sobre Contabilidade Geral? Abaixo segue um exemplo de Balanço Patrimonial: