ONLINE
2


Partilhe esta Página

                



Total de visitas: 12230
Os principais Conselhos de Contabilidade do Brasil
Os principais Conselhos de Contabilidade do Brasil

Após relatar sobre o que é, e qual a função de um Conselho de Contabilidade no texto anterior, chegou o momento de conferir quais são as referências nacionais dentro do tema em pauta, aproveitando o espaço para falar a respeito dos conselhos de alguns estados brasileiros. De acordo com a abrangência, chegamos à conclusão que os principais Conselhos de Contabilidade do Brasil encontram-se nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Conselho Regional de Contabilidade do estado do Rio Grande do Sul tem como finalidades principais afiscalização do exercício da profissão contábil, bem como a efetuação do registro dos profissionais da Contabilidade e das empresas de serviços contábeis. O CRCRS é composto de órgãos de deliberação coletiva e de órgãos singulares, e tem como missão promover o efetivo e regular o exercício da contabilidade em cumprimento às suas atribuições legais de registro e fiscalização, com ética, qualificando os profissionais em beneficio da sociedade. As políticas de relacionamentos abrangem profissionais da Contabilidade, Organizações Contábeis, Sistemas CFC/CRCs, funcionários, estudantes da área contábil, entidades da classe, órgãos públicos, imprensa, fornecedores, empresas privadas, Conselhos Profissionais, Delegados Regionais e cidadãos, entre outros. A visão da entidade é ser referência em assuntos de interesses de profissão contábil, e de acordo com o próprio CRCRS atuam de acordo com os valores: ética e transparência, integração e comunicação, qualidade e valorização e respeito e credibilidade. A entidade tem sede na capital do estado, Porto Alegre.

Outro Conselho de importância no Brasil é o Conselho de Contabilidade de Santa Catarina, que conta com 8 macro-delegacias e 29 delegacias em todo o estado. Este tem como atribuições básicas registrar, normatizar, orientar e fiscalizar a atuação da profissão de contábil em Santa Catarina. Com uma nova sede na cidade deFlorianópolis, a entidade busca ampliar os programas desenvolvidos pelo Conselho, como por exemplo, aEducação Continuada, e também aprimorar os serviços prestados.

Na região do centro do Brasil, encontra-se o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. Além das funções básicas de orientação e fiscalização o CRC SP, é responsável pelo projeto de um programa deeducação continuada, com palestras e seminários. Também organiza convenções, que tem como objetivo estreitar o relacionamento entre profissionais, empresários e estudantes de Contabilidade.


Já o Conselho de Contabilidade de Minas Gerais tem como missão contribuir com o crescimento do profissional contábil, melhorar a eficiência no atendimento e qualificar seus colaboradores internos, a fim de garantir o cumprimento da legislação vigente. Os principais objetivos do CRCMGsão atender os contabilistas, e todos que atuem naárea de contabilidade, da melhor forma possível, promover e incentivar os colaboradores internos na busca do crescimento pessoal e profissional,garantir o direito pleno do exercício do profissional qualificado e preparado e promover e incentivar odesenvolvimento do profissional contabilista.

Partindo para outro Conselho, com sede na cidade de Brasília, o CRC/DF é outra entidade de relevância no Brasil, tendo também como objetivos a orientação e fiscalização da realização da profissão contábil.
Os Conselhos de Contabilidade devem ajudar os profissionais da área a se proteger em assuntos referentes a sua profissão. Eles garantem benefícios jurídicos, econômicos e proteção. Os benefícios incluem planos ou acordos formais entre a entidade e os empregados individuais, grupo de empregados e representantes, amparo quando houver infrações cometidas que ferem a profissão e/ou o profissional. E principalmente eregulamentação da profissão.